Comunicação
Comunicação é um campo de conhecimento
acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as
subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing,
publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o
intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação
inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por
exemplo, fisiologia,
função
e evolução)
e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade,
audiovisual e meios de comunicação
de massa).
A comunicação humana é um processo que
envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos
como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de
maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou
através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de
telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e
efetuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido
algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma
comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é
ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do
pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são
então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar
também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e
os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e
comunicação horizontal.
O termo comunicação também é usado no
sentido de transportes
(por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens.
História
É preciso considerar para os estudos da comunicação a evolução dos períodos da comunicação, como por exemplo: comunicação corporal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação digital.Vários aspectos da comunicação têm sido objectos de estudos. Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas. A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico distinto em meados do século XX. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área.
Tem vindo a evoluir constantemente, devido às novas tecnologias e ao uso de redes sociais. Hoje em dia, não é necessário comprar um jornal para se estar informado. Obviamente, que temos a televisão e a rádio. Porém, podemos aceder a um jornal via internet, através do site do mesmo ou de redes sociais, caso do Twitter e do Facebook. Muitos jornais possuem contas nestas redes e postam informação, que se encontra sempre atualizada. É interessante, porque se pode comentar e debater com os outros.
Teoria da Comunicação
Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Linguística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt (crítica à primeira e profundamente marxista) e a escola de Palo Alto (principal corrente teórica atualmente). O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970 quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias estrangeiras. Assim surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martin-Barbero.As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação. As primeiras afirmavam que tudo o que o emissor dissesse seria aceito pelo receptor (público). Daí surge a Teoria Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na comunicação de massa (Adorno, Horkheimer). Depois disso se passa a criticar o modelo. O receptor, dizem os estudiosos de Palo Alto, tem consciência e só aceita o que deseja. Do ponto de vista de Barbero, o que o receptor aceita (ou melhor, compreende) varia grandemente conforme sua cultura, no sentido mais amplo da palavra.
Formas e Componentes da Comunicação
Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório.Quanto à forma, a Comunicação pode ser comunicação verbal, não-verbal e mediada.
A escrita é uma forma de comunicação utilizada desde há milhares de anos |
1 comentários:
obrigado pela postagem
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