Publicado por: António Manuel Mateus
Plutão
O sistema solar é formado por oito planetas, além de luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional. Segundo a ordem de proximidade do sol Plutão é o nono e ultimo planeta, precedido por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre este planeta e suas características.
Sistema
História
O planeta Plutão foi o último planeta a ser descoberto no sistema solar até hoje, pois foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh, um cientista norte-americano. Ele é também o menor planeta do sistema solar, possui um diâmetro de cerca de 2mil e trezentos quilômetros. O nome do planeta foi sugerido pela jovem Venetia Phair, que aos 11 anos se interessava por astronomia e mitologia. Plutão na mitologia Grega é o deus dos infernos e acredita-se que a sugestão é devido ao planeta estar em permanente escuridão por estar muito distante do sol. Em 1978 foi descoberto o seu primeiro satélite que ganhou o nome de Caronte, que segundo a mitologia grega era o barqueiro que levava o barco até o reino no submundo de Plutão.
Plutão
A Órbita Excêntrica do Planeta
O planeta Plutão tem várias peculiaridades, entre todas elas se salienta a sua órbita excêntrica que dura 248 anos terrestres. No entanto durante 20 anos deste período ele adentra a órbita de Netuno, e nesse período se torna o oitavo em relação ao sol e deixa Netuno como o último planeta s Sistema solar. Em 4 de março de 1999 ele saiu pela última vez da orbita de Netuno e deve se manter como nono planeta por cerca de 228 anos a partir de então. Não existe risco de colisão entre os dois planetas quando se cruzam pois Plutão nestas ocasiões fica acima da ecliptica.
Orbita
0 comentários:
Enviar um comentário